faculdades de medicina na argentina

Conheça um pouco das principais faculdades de medicina da Argentina

faculdades de medicina an argentina

Conheça as principais faculdades de Medicina na Argentina

universidad de buenos aires

A Universidad de Buenos Aires é a maior da Argentina e a mais renomada, sendo reconhecida como a melhor universidade da América Latina e já contendo em seu histórico 5 alunos que ganharam Prêmio Nobel. 

Foi fundada em 12 de Agosto de 1821 na cidade de Buenos aires, é uma universidade pública, gratuita, laica e mesmo dependente do estado é diferente das outras universidades públicas por ser considerada autônoma.

Para ingressar na UBA é bem fácil, basta apenas realizar sua inscrição e realizar a entrega dos documentos até o prazo exigido e pronto. Não é necessário a realização de vestibular ou curso de ingresso, e ela é uma universidade gratuita. A carreira se inicia com o Ciclo Básico Comum mais conhecido como CBC/UBAXX1 que é o 1º ano da carreira, e o inicio das aulas é em março e agosto de cada ano. 

UNIVERSIDAD NACIONAL DE ROSÁRIO

A Universidad Nacional de Rosário foi fundada em 29 de Novembro de 1968 na cidade de Rosário, província de Santa Fé e foi criada tendo como base a antiga Universidade Nacional do Litoral. A UNR é uma universidade gratuita, libre e laica.

Para ingressar na UNR não é necessário a realização de vestibular, para ingressar em medicina é necessário a realização do Módulo de Inclusão Universitário (MIU). 

O MIU se inicia em dezembro e não tem caráter eliminatório, a instituição deve garantir que todos alunos possam realizar os 12 encontros onde serão realizadas atividades em grupos e individuais. 

UNIVERSIDAD nacional DE LA PLATA 

A Universidad de La Plata é conhecida por ter em seu histórico alguns ex-presidentes que já foram alunos da universidade. Foi fundada em 19 de Agosto de 1905 pelo jornalista e professor universitário Joaquín Victor González, que era considerado um dos homens mais influentes da época. 

As inscrições para a UNLP são abertas apenas uma vez no ano nos meses de Novembro e Dezembro. A inscrição é feita em duas etapas, a primeira sendo pela internet e a segunda presencialmente. Não é necessário a realização de vestibular e não possui mensalidades. 

O limite de vagas em Medicina, Odontologia e Engenharia é limitada para estrangeiros, portanto é indicado que faça a matrícula e os trâmites com bastante antecedência. 

UNIVERSIDAD FAVALORO

A Universidad Favaloro nasceu em 1992 por conta do Dr. Favaloro para mostrar um novo plano de estudo para a medicina com foco em formar profissionais com uma base em humanística e realidade socioeconômica.

Sempre que possível cientistas de destaque são levados a universidade para passar suas experiências e conhecimentos aos alunos.

O ingresso na UF é feito em duas etapas, na primeira etapa é realizado um exame de admissão onde se é fornecido todo o material para estudo e na segunda etapa são feitos uma entrevista e um teste de interpretação de texto. 

UNIVERSIDAD MAIMÓNIDES

A Universidad Maimónides foi desenvolvida pela fundação Científica Felipe Fiorellino no ano de 1990. Tem o foco principal dos estudos nos valores para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento humano na sociedade global.

O ingresso na Universidad Maimónides é um dos mais diferentes entre as privadas, se inicia com um curso de ingresso com as matérias de Biologia e Química.

As notas obtidas têm um peso de 40% na classificação do aluno, o mais importante é a participação, frequências e o esforço do aluno que completam a outra maioria da nota que é de 60%. 

HOSPITAL ITALIANO DE BUENOS AIRES

O Hospital Italiano de Buenos Aires é a universidade mais diferente de todas, para quem deseja estudar a carreira de medicina é considerada uma das melhores por conta de conseguirem realizar as práticas no próprio hospital, que é um dos melhores da cidade de Buenos Aires.

Foi fundado no ano de 1872 pela Sociedad Italiana de Beneficencia e é um dos mais antigos de Buenos Aires, sem possuir fins lucrativos e dedicado a medicina em geral.

Para ingressar é necessário a realização do curso de ingresso e depois de ser aprovado realiza uma prova de ingresso, uma forma de diferente das outras universidades. As vagas para estrangeiros são limitadas, por isso caso tenha interesse é bom procurar bem antes do início das inscrições. 

UNIVERSIDAD DE MORÓN 

A Universidad de Morón é uma instituição com gestão privada que foi fundada em 18 de Maio de 1960 e é muito requisitada por ser uma das universidades privadas com a mensalidade mais barata.

É conhecida por ter amplos laboratórios de estudos com alta tecnologia o que auxilia muito o rápido desenvolvimento dos alunos.

Para ingressar na UM é necessário a realização do curso de ingresso com as matérias de biologia, química, física, matemática e medicina sociedade. O curso tem o objetivo de nivelar o conhecimento dos alunos e auxiliar no desenvolvimento, ao término do curso o aluno ingressa na carreira desejada. 

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO FUNDACIÓN BARCELÓ

A Fundación Hector Alejandro Barceló é uma fundação sem fins lucrativos e que se dedica exclusivamente ao ensino das Ciências da Saúde. Foi fundada pela família Barceló Oliver em 24 de Outubro 1989.

A FB é uma rede de alto nível de ensino com sedes em Buenos Aires, La Rioja e Santo Tomé, é muito procurada por estrangeiros por conta de ensino ser de muita qualidade e a mensalidade está entra as mais em conta.

Para ingressar na Fundación Barceló é bem fácil, não é necessário a realização de vestibular e nem curso de ingresso, o estudante já inicia no Ciclo Introdutório e após um ano inicia o Ciclo Biomédico. 

UNIVERSIDAD ABIERTA INTERAMERICANA

A Universidad Abierta Interamericana é uma das universidades mais novas de Buenos Aires fundada em 1995, muito conhecida por alto investimento em tecnologia, contendo laboratórios com mais de 2500 computadores e que utilizam internet própria da universidade.

A UAI é integrada a rede de Instituições Vanguardia Educativa (VANEDUC), entidades não confessionais dedicadas ao ensino e pesquisa educacional desde 1942.

O ingresso na UAI funciona iguais algumas outras com o curso de ingresso para nivelar o conhecimento e o desenvolvimento dos alunos e depois o exame de interpretação de texto. Após a realização dos dois inicia no mês de abril na carreira escolhida. 

UNIVERSIDAD CATÓLICA ARGENTINA

A Pontifícia Universidad Católica Argentina tem o campus principal localizado em Buenos Aires e a uma universidade de ensino superior privada com a maior reputação na Argentina.

Foi fundada pelo Episcopado Argentina em Fevereiro de 1956. 

Busca sempre proporcionar uma formação integral com o compromisso profissional e social com uma visão de mundo humanista-cristã. 

O ingresso na UCA pode ser através de um curso presencial ou à distância. Não possui vestibular para o ingresso, porém, possui uma quantidade limitada de vagas. 

UNIVERSIDAD AUSTRAL

A Universidad Austral é uma universidade privada com sedes em Buenos Aires, Pilar e Rosário. Foi fundada em 1991 e pertence à Associação Civil de Educação Superior (ACES) e está entre as mais prestigiadas universidades argentinas. 

É conhecida por manter sempre um alto padrão de ensino, contando com professores com alto conhecimento e experiências na área.

O ingresso na UA é feito através do curso de nivelação que pode ser realizado em 1 ou 2 meses dependendo da carreira escolhida pelos alunos. 

UNIVERSIDAD DEL SALVADOR

A Universidad del Salvador é a universidade privada mais antiga da Argentina, foi fundada em 2 de Maio de 1955 pela Companhia de Jesus, porém, em Março de 1975 a Companhia confiou a condução da universidade a um grupo de laicos.

A universidade tem seu ensino focado em formação integral científica, humanística e cristã em todas as carreiras disponíveis.

O ingresso na USAL é bem simples com o curso de ingresso que tem a duração de 1 a 3 meses, porém, as vagas são bem limitadas.